A UFRN é responsável por 4 museus: O Museu Câmara Cascudo, o Museu do Seridó e o Museu de Ciências Morfológicas e o Museu de Arte Abraham Palatnik (Virtual).
O MUSEU CÂMARA CASCUDO (MCC), órgão suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma unidade de preservação, conservação e divulgação das ciências naturais e antropológicas e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Criado em 22 de novembro de 1960 como Instituto de Antropologia, foi o primeiro órgão de pesquisa da UFRN.
O MCC/UFRN mantém exposições de longa duração onde o visitante tem acesso a temas e informações sobre: Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Cultura Popular, Paleontologia, Espeleologia, Arqueologia, Anatomia Comparada, etc.
O Museu Câmara Cascudo está aberto ao público de terça-feira à sexta-feira, das 09h00 às 17h00, e nos sábados, das 13h00 às 17h00, sendo que a bilheteria fecha às 16h30. Está localizado na Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol, Natal/RN.
Outras informações acesse o site www.mcc.ufrn.br.
O Museu do Seridó, unidade suplementar da UFRN, é uma unidade de preservação, conservação e divulgação da memória e da história seridoense, que tem por finalidade o ensino, pesquisa e extensão universitária. Seu princípio fundamental é apresentar as práticas da cultura regional como recurso para o exercício da cidadania. Expondo bens museais pertencentes à cultura seridoense, o Museu do Seridó se propõe a apresentar alternativas pedagógicas para a história regional.
O Museu do Seridó se encontra aberto à visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00. Sábados e domingos somente com agendamento prévio. Agendamento de visitas pelo telefone: (84) 3421-3515. O Museu do Seridó localiza-se na cidade de Caicó, na Rua Amaro Cavalcanti, 123, Centro.
Outras informações acesse o site www.cerescaico.ufrn.br/museu.
O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) surgiu como resultado de um projeto institucional de revitalização dos museus do Centro de Biociências da UFRN. Este centro possuía três órgãos museais: Anatomia Humana "Prof. Hiran Diogo Fernandes", Anatomia Comparada e Museu do Mar "Onofre Lopes", que durante muitos anos desenvolveram um importante trabalho de divulgação cientifica na área de ciências biológicas.
No ano de 2005, alguns professores, que desenvolviam atividades nesses museus, elaboraram o projeto de criação do MCM. Em 2009, o prédio do MCM foi inaugurado, o que efetivamente consolidou a criação de um espaço de ensino não-formal de ciências, um dos poucos institucionalizados no RN.
Atualmente, o Museu oferece visitas previamente agendadas, para grupos de estudantes e professores do ensino fundamental e médio, as quais são monitoradas por graduandos dos cursos de ciências biológicas, da saúde e agrárias da UFRN, treinados pelos pesquisadores do Museu, sobre os grandes temas da Morfologia, bem como sobre abordagens didático-pedagógicas.
O acervo do Museu de Ciências Morfológicas pode ser utilizado por professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio em várias disciplinas e abordagens, mas especialmente nas disciplinas Ciências Naturais e Biologia, nos tópicos relativos a Anatomia Humana e Anatomia dos Animais Vertebrados. Além de contribuir como os cursos de formação profissionalizante da área biomédica.
Outras informações acesse o site do MCM.
Museu de Arte Abraham Palatnik (Virtual)
Oriundo de um projeto de extensão, coordenado pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, o Museu de Arte Abraham Palatnik se instaura a partir da pesquisa e catalogação do acervo de arte multimídia do artista Jota Medeiros e do acervo de Artes Plásticas da UFRN. Constitui-se em uma ambiência virtual que se inscreve como deflagradora de ações de ensino, pesquisa e extensão.
O Museu de Arte Abraham Palatnik homenageia o artista norte-riograndense que se projetou internacionalmente, a partir da 1ª Bienal de São Paulo (1951), com seu trabalho artístico associado à ciência e à tecnologia.
Outras informações acesse o site do Palatnik.